domingo, 19 de fevereiro de 2012

ALAMANDA

É uma trepadeira perene bastante conhecida aqui no Brasil. Suas flores são muito vistosas, de um amarelo-ouro muito bonito. Mas suas folhas também não ficam a desejar, possuem um verde muito brilhante.

Mas tem um pequeno probleminha: a Alamanda é uma planta tóxica e por isso deve ser mantida longe de crianças pequenas e filhotes de animais.
Possue um látex resinoso e venenoso que pode causar dermatite por contato na pele.
É uma planta de pleno sol,mas requer solo fértil e com regas regulares 2 ou ate 3 vezes por semana.
Multilica-se por sementes e estarquia



DICA: a alamanda é muito eficiente no combate a pragas dos jardins, como cochonilhas e pulgões.

Faça um chá das folhas picadas com água quase fervendo, espere esfriar e borrife as plantas atacadas. Mas coloque luvas na hora de cortar as folhas e espere um dia sem sol ou ao entardecer.



A alamanda é uma trepadeira de clima tropical que possui caules lenhosos e folhagem brilhante, permanente. Floresce quase o ano todo: as flores são grandes, amarelas e em formato de sino, divididas em cinco lobos.
Há numerosas variedades de alamanda, que se diferenciam pela altura do caule, pelo tamanho e formato das flores.
As alamandas trepadeiras, raramente produzem sementes. Multiplicam-se por meio de estacas, que não devem ser cortadas muito perto da ponta dos caules. Plante a estaca num vaso, envolta numa bolsa de plástico bem fechada, para evitar que murche.
Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.
Adubação: Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.
Podas: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.
Cuidados: É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.

Dicas: A Alamanda é muito útil para combater os terríveis pulgões. Com suas folhas podemos produzir uma "calda" poderosa contra estes insetos sugadores, basta ferve-las em um pouco de água, deixar esfriar, coar e pulverizar sobre as plantas atacadas.
Fonte de Consulta: Jardim de Flores



ALAMANDA - Allamanda cathartica L
A trepadeira Alamanda


ALAMANDA - Allamanda cathartica L

Nome Técnico: Allamanda cathartica L.
Syn.: Allamanda cathartica var. hendersonii(Bull ex Sombrain),
Allamanda hendersonii Bull. ex Dombrain

Nomes Populares :
Alamanda amarela, alamanda, alamanda de flor grande, dedal-de-dama.

Família :
Angiospermae - Família Apocynaceae

Origem:
Nativa do Brasil da região da região costeira do norte,
nordeste e leste do país, cultivada no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário